A Fábrica Social é uma organização B2B, fundada em 2023 após o sucesso de criação, implementação e execução do Instituto Vini Jr. A marca está no terceiro setor e se define como consultoria especializada em orientar pessoas, organizações e projetos a alcançarem seus objetivos de forma ética, profunda, sustentável e socialmente responsável.
Este foi um projeto realizado para/com o curso Branding Aplicado da Laje (Ana Couto), no qual participei como aluna e líder do grupo. O objetivo foi desenvolver o branding da marca para lançá-la oficialmente, fazendo o público B2C conhecer, engajar e mobilizar.
Após pesquisas e estudos aprofundados, reuniões com cliente e parceiros, identificamos aspectos que favorecem a Fábrica Social, como a expertise do caso do Vini Jr., a visibilidade que essas personalidades dão às causas sociais por meio do projeto (desenvolvido a partir de seus desejos, ou seja, é 100% personalizado) e o forte networking.
Tratando-se de uma perspectiva de oportunidades, entendemos que o interesse das figuras públicas e do público em geral pelas causas sociais pode catalisar a marca. As redes sociais também entram nessa categoria, uma vez que desejam alcançar o público B2C, e a internet influencia comportamentos, além da ascensão de influenciadores.
Na estratégia de marca, o intuito é ressignificar o tema “causas sociais”, tornando-as iniciativas transformadoras. Não é dó, pena, caridade. É a conexão real, a transformação, o legado. É sobre oportunidades.
Quanto aos universos visual e verbal, reposicionar a marca como altruísta, que integra causas e engaja a sociedade por meio de uma comunicação leve e descomplicada. Além disso, comunicar a história em todos os pontos de contato, definindo e criando os canais de comunicação para engajar o público e gerar conexão contando a história da marca e mantendo-o atualizado das ações dos projetos. Já em relação ao negócio, potencializar o B2B através da estratégia B2C temos o desafio de alinhar a estratégia de comunicação com o potencial do networking, deixando clara a identidade da marca em cada etapa do processo.
A marca é parceira, acompanha seu cliente em todas as etapas do projeto personalizado, com o intuito tanto de realizar o sonho da personalidade, quanto e, principalmente, de gerar grande impacto nas comunidades. É visionária, possui o desejo genuíno de agregar, portanto está disposta a ouvir, guiar e realizar. Compromete-se em engajar para incluir e, por fim, transformar.
Na Fábrica Social ninguém se coloca em posição de destaque. O projeto é que brilha! Trabalham diversos temas de forma descontraída, como em uma conversa entre amigos, sempre próximos, impactando realidades. Mais que uma equipe, têm uma comunidade unida, que realizam sonhos e transformam vidas, com o objetivo de evoluir a sociedade ao desenvolver e gerir projetos sociais.
Todos esses aspectos são transmitidos por meio de um novo discurso de posicionamento. Tratam-se de histórias, transformações, sonhos, realizações, impactos. Para sintetizar o manifesto, foi criado o novo tagline “o elo entre histórias e impacto”.
Definimos o propósito: “conectando grandes causas a grandes nomes”. O gerúndio mostra movimento, ação, continuidade, características tão relevantes, principalmente por dispensar o lugar de protagonismo, pois é a ponte entre as causas e as pessoas beneficiadas, entre as personalidades midiáticas e as causas, entre quem tem o desejo de mudar o mundo e quem espera essa mudança em sua realidade.
Para entregar consistência, no Universo Verbal a nova personalidade da Fábrica Social conta com um tom de voz objetivo, simples, inspirador, seguro e carismático. Utilizando frases impactantes e que mobilizam o público, como “Quer mudar? Vamos juntos!” e “Juntar nossas forças é o que liga”.
No Universo Visual, as cores preto e branco foram mantidas, pois são neutras e coringas, para sempre destacar o projeto parceiro. A cor verde “pera” também permanece, com um leve ajuste para dar melhor leitura junto ao branco. Assim, quando usada nas fotos, terá um detalhe para distinguir a marca.
Como vemos abaixo, a antiga versão do logo possui extremidades retas, no formato de uma fábrica que remete à revolução industrial, poluente, à uma imagem sistemática e a escrita em caixa alta que dá a ideia de poder e destaque, pontos que não correspondem com a nova Fábrica Social. A partir dessa análise, modernizamos o logo respeitando sua história, portanto a extremidade superior esquerda entrega tanto um singelo formato de fábrica, quanto um balão de fala. A forma quadrada foi arredondada e deixamos o balão de fala da antiga marca, fazendo o jogo do diálogo, do elo entre a Fábrica e suas parcerias.
A escrita foi reconfigurada para caixa baixa, transmitindo proximidade e simplicidade. As letras fazem ligação uma com a outra, novamente entregando a conexão do propósito e o elo da tagline. Duas fontes foram definidas, que dão bom contraste. Ubuntu e suas variações, para o destaques e frases curtas e para textos longos e materiais impressos, a Taviraj.
Quando há o uso de imagens, a escrita sai da forma e entra o outline. Assim é possível destacar a parceria, sempre colocando as pessoas à frente, como protagonistas, enquanto a Fábrica faz o seu papel de elo.
Para a construção da experiência, identificamos personas, mapeamos suas jornadas e planejamos experiências para o público. A jornada ideal do B2C inicia pelo conhecimento, quando as pessoas são impactadas e/ou procuram por organizações de projetos sociais e então passam a conhecer a marca. Logo após, o público passa a se identificar com o propósito da Fábrica, portanto faz pesquisas sobre, além da possibilidade de ser direcionada para as redes sociais da marca por meio das personalidades midiáticas que fazem parceria. A terceira fase é a consideração, na qual o público interage com as redes sociais da Fábrica e compartilha o conteúdo. A etapa final é a fidelização, quando as pessoas já participam de ações pontuais com a Fábrica e terminam recebendo o título de “Grandes Parceiros”, pois passam a colaborar frequentemente com os projetos.
Com o novo posicionamento e personalidade, fica evidente que a Fábrica Social se diferencia por ser pioneira em criar e gerir projetos personalizados all-in-one, atrelados a grandes nomes. O know-how em diversas áreas simplificam o processo, que é sempre próximo e de parceria em cada passo, pois todos os envolvidos querem fazer a diferença de verdade, então se engajam com as causas e com os projetos.
Para planejar a nova comunicação, compreendemos o contexto de mundo: a conscientização, ESG. Empresas e indivíduos estão cada vez mais atentos às questões sociais e ambientais, seja por decisão pessoal ou profissional. Como consequência, o consumo se torna mais consciente e o público mais criterioso. A partir disso, desenvolvemos a narrativa para aplicá-la nas contas proprietárias (que ainda não existiam), do LinkedIn ao Youtube. Também produzimos um vídeo para apresentar o propósito da Fábrica Social: transformar a vida das pessoas que são beneficiárias pelos projetos.
Projeto realizado pelo Grupo 1 — Fábrica Social | Turma 12 — Branding Aplicado
Adriana Lima, Beatriz Peres, Bruna Almeida, Dañiel Felìsardo, Gabriel Lourenço, Giovana Barbieri, Maria Eduarda Oliveira, Milena Brum, Raphael Ataide e Victória Saes, com a orientação de Bruna Quevedo.
“Tudo super redondo, super dentro do que a gente imagina.”
“Colocaram palavras que já usamos muito, como “ponte”. Sempre fui uma ponte entre as pessoas, sempre acreditei estar nesse lugar do meio. Pra mim, isso foi o que mais marcou: a ponte, o elo.”
“Estou sempre nos bastidores, sempre agitando, fazendo acontecer, conectando as coisas para que aconteçam da melhor forma.”
“Adoro as cores, a caixa baixa conectando as letras.”
“Chegaram em pontos muito sensíveis, fiquei muito feliz que chegaram nessa conclusão.“
“Vocês chegaram na alma da Fábrica Social.”
“Me impressiona muito o trabalho, da qualidade e do acabamento que tem do começo até o fim. É um trabalho muito bem estruturado.
Chegaram em um propósito muito interessante, o manifesto é muito bonito. De uma beleza muito bacana!
O grande projeto de branding é aquele que os verbais e os visuais estão conectados. “O elo entre histórias e impacto”, “…grande causas a grandes nomes”, com o logo, mostra um diálogo: de novo tem o elo, de novo conecta coisas e isso é muito interessante. Nas aplicações, o logo vazado, de modo que o conteúdo seja o protagonista… isso é a Fábrica Social! É muito bonito!
O trabalho tem um acerto do tagline ao propósito.”